Escola ao longo do tempo.


Escola ao longo do tempo.


Abrindo espaço para um rápido comparativo entre antigo e atual modelo educacional destacando técnicas, materiais, comportamento docente e discente. 

Foto de Nicola Tolin 


Escola antiga


Há muitos anos, no tempo de nossos pais e avós, as escolas eram muito rigorosas. As crianças sofriam grandes pressões quando apresentavam alguma dificuldade, quando não conseguiam aprender.
Era comum sofrerem castigos por mau comportamento, responder a professora, não fazer os trabalhos de casa, brigar com os amigos, sujar as roupas e várias outras coisas.
Os professores eram muito rígidos, bravos e faziam uso de um instrumento chamado de palmatória, para bater na palma das mãos dos maus alunos, cheias de bolhas de sangue. Outra forma de castigar os alunos eram colocados de joelho em cima de feijões ou em milhos, o que fazia doer muito. Os puxões de orelha também eram comuns na época.

Outro aspecto interessante nas escolas mais antigas é quanto ao nome das mesmas. Estas sempre apresentavam o nome de alguma pessoa importante, como político, juiz de direito, escritores, pessoas que haviam feito algum benefício para o município. 



Escola Atual

Hoje em dia as escolas se tornaram lugares agradáveis, onde professores e alunos criam laços de afetividade, se tornando amigos e sabendo se respeitar. A relação entre todas as pessoas que trabalham na escola é importante para que se tenha um aprendizado de sucesso.
As escolas de hoje apresentam outras diferenças das escolas de antigamente. Os prédios apresentam uma estrutura bem planejada; os uniformes deixaram de ser de tecido e passaram a ser de malha, pois são mais confortáveis; as aulas são mais animadas e envolvem melhor os alunos; os professores conversam muito com as crianças e são muito atenciosos; os castigos físicos não existem mais; os alunos têm liberdade de expressão e etc.
Como vemos, as escolas sofreram grandes alterações com o tempo, hoje estão muito melhores. Mas ainda vemos as pessoas mais velhas a dizer que o ensino de antigamente era melhor e que saiam mais bem preparadas.

Existem ambas as ideias: as que defendem a escola antiga ou seja são contra a escola moderna e os que defendem a escola moderna ou seja estão contra a escola antiga. De um modo geral as pessoas que defendem a escola antiga é normalmente porque dos seus pontos de vista os métodos utilizados são mais eficazes e aprendia-se mais nas escolas de antigamente, os que defendem a escola moderna é normalmente porque vêm que os métodos utilizados nas escola antigas, métodos violentos, são de certa forma desumanos e que não respeitam os direito de um aluno. 





Referências

http://unidosdabeterraba.blogspot.com/2015/05/diferencas-entre-escola-antiga-e-escola.html - acessado 14/11/2020




Postagem Anterior Próxima Postagem