Doação de órgãos.


Doação de órgãos.

‘’A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.’’

A doação de órgãos é um ato de consciência e amor ao próximo. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto. O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão ou tecido doente é substituído por um saudável.

Foto de Tim Marshall 

​A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.

Imagem relacionada

Qualquer pessoa pode ser uma doadora de órgãos e nenhuma religião é contra a doação. Basta apenas ser maior de 18 anos, ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por um médico para realização de exames.

Para ser um doador em vida, você pode acessar o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote), fazer seu cadastro e download do cartão de doador. 

Além do cadastro, é importante você falar para a sua família que deseja ser um doador de órgãos, para que após a sua morte, os familiares (até segundo grau de parentesco) possam autorizar, por escrito, a retirada dos órgãos.

Para a família do paciente e para o próprio paciente que receberá o órgão é uma grande alívio, pois nesse ato eles enxergam uma nova possibilidade de vida. Uma nova oportunidade de viver e concluir seus sonhos,  tirando o peso que é ficar numa fila de espera pelo um órgão, na maioria das vezes por anos. 

Tempo de Isquemia é o tempo entre a parada circulatória do doador até a reperfusão do enxerto no receptor. É dividido entre Tempo de Isquemia Fria (começa no campleamento até a retirada do enxerto do gelo) e Tempo de Isquemia Quente (começa na retirada do enxerto do gelo até a reperfusão do órgão).

Campanha de doação de órgãos é importante para alertar e chamar a atenção da população para a necessidade da doação de órgãos. Quando mais pessoas alertadas, maiores a probabilidade delas se tornarem doadoras futuramente e alertarem outras.


REFERÊNCIAS


https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/doacao-de-orgaos - acessado em 20/12/2020
Postagem Anterior Próxima Postagem